quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O QUE É SER PAI

            O homem não cresce preparado psicologicamente pela natureza para ser pai e nem se preocupa com isso até chegar à vida adulta e se casar. Ao contrário da mulher, que desde a puberdade e as vezes até antes disso sonha em ser mãe e tem a maternidade como uma de suas metas na vida, o homem vê a paternidade como algo "muito distante", que não faz parte de sua realidade. Porém, chega a hora em que ele se torna pai e daí urge a necessidade de se informar, de obter o máximo de conhecimento para que venha assumir a paternidade com toda segurança.

            Em defesa "deles" deve-se dizer que são muitos os pais, mesmo os de primeira viagem, que se adaptam maravilhosamente à nova função. Para esses homens, quando chega a hora da verdade, desaparecem os preconceitos, reduzem-se as dúvidas, e até a carga de responsabilidade parece não mais pesar tanto. Eles se redimem e se tornam pais exemplares.
            Claro que isso tudo não é conseguido assim, sem esforço, como se caísse do céu. É preciso empenho, paciência, tolerância, compreensão e trabalho...
            O processo começa no início da gestação. É quando o homem já deve mudar suas atitudes e adquirir certas características, se ainda não as possui, que serão fundamentais para o exercício da paternidade. Primeiro, vem a aceitação de que há algo novo - assim, a relação do casal não mais será a mesma, não será pior, absolutamente, apenas será diferente. É hora de pensar numa responsabilidade compartilhada, afinal aquela criaturinha que começa a ser gestada pertence aos dois, e que todo o apoio deve ser oferecido a parceira, e isso implica compreender as oscilações de humor, as reações agressivas diante de situações banais e outras circunstâncias em que a mulher age estranhamente por conta do desequilíbrio hormonal que se processa em seu corpo. Amor, carinho e um bocado de tolerância superam essa fase que, não se pode negar, é difícil para o futuro pai, mesmo para quem já tem filhos.
            A grande diferença na relação vai se mostrar quando o bebê chegar. Provavelmente, o casal terá a partir de então pouco tempo para si. Assim, o melhor a fazer é aproveitar o tempo de gestação para usufruir da companhia um do outro o maior tempo possível. É hora de programarem passeios, programas a dois, uma viagem de férias, se possível. Os laços afetivos serão renovados, o amor será reforçado e tudo ficará mais fácil.
            Na atual configuração familiar em que o pai e a mãe trabalham, a carga financeira para o homem ficou reduzida. Porém, o futuro pai tem de se conscientizar que ele terá despesas extras com o bebê que não podem ser adiadas. Então, lazeres muito caros devem ser evitados e não é o momento também para certos "sonhos de consumo" que venham comprometer a renda familiar. Nenhum bebê precisa de luxo para se sentir feliz, mas o conforto e os cuidados médicos têm um custo e são essenciais. Ter uma reserva em dinheiro para custeio de possíveis emergências será de grande valia para a tranquilidade do casal, e isso, não tem preço.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário